Pages

9 de nov. de 2009

Mãe, amor e gratidão!

Não é muito fácil pra mim falar da minha mãe....Temos opiniões diferentes, pensamos diferentes, minha mãe me teve com 28 anos, sou filha única (nessa foto ao lado, que eu adoro, aparecemos as duas juntas, no dia do meu batizado, eu neném  e ela linda, que orgulho)!
Sempre se mostrou forte perante as turbulências enfrentadas na sua vida...
Além de mãe, sempre ocupou um outro lugar na minha vida, sempre cuidou de tudo, fazendo os papéis de Mãe e Pai ao mesmo tempo, mas sempre soube preencher dignamente uma falta dolorida dentro do meu coração.
Temos nossas diferenças...nossa, como somos diferentes! Eu entendia que eramos diferentes mas  no fundo nunca aceitava essa condição....as coisas que me desagradam quando o assunto é a minha mãe, eu sei todas.... Mas, as coisas que me agradam na minha mãe, acabam sendo esquecidas por mim.
Seria muito mais fácil pra mim, escrever sobre os conflitos, as brigas, as diferenças...levei anos para entender as nossas diferenças...Quero parar de ver na minha mãe as diferenças das mães das minhas amigas, das mães dos poemas, das músicas, dos filmes e das novelas. Hoje olho a minha mãe e simplesmente vejo a minha mãe! A mãe real que tenho... A mãe que não é igual a nenhuma outra, e, que é exatamente a mãe que me fez ser quem eu sou....e agradeço a Deus por tê-la com saúde ao meu lado!
É engraçado! O ser humano é tolo mesmo!
Toda vez que alguém que ele ama e pisa na bola, surgem os ressentimentos. A gente sempre acha que a pessoa que amamos tem que suprir as nossas expectativas e ser perfeita. Isso significa, não errar de jeito nenhum e principalmente deve nos dar amor, do jeito que nós achamos que merecemos receber. Isso na maioria das vezes acontece com as pessoas mais importantes de nossa vida. Pai, Mãe, irmão, namorada, filho, mulher, amigos verdadeiros... Achamos que eles devem ser super-heróis. Esses ressentimentos que brotam são os mais difíceis de perdoar. Parece que eles ficam grudados no nosso peito.
Quero poder olhar pra minha mãe e entender que hoje ela não liga pra mim todos os dias para saber se estou bem, pois seu dia atribulado faz com que os dias passam sem que ela perceba! Eu é que tenho que ligar para ela...
Ela não gosta de cozinhar, nunca gostou...portanto não espero aquela comidinha gostosa feita por ela, quando geralmente comemos nos almoços de família...Por muitos anos, a vida dela foi cozinhar, limpar casa, lavar roupa e deixar tudo confortável...Hoje eu quem faço a comida caso eu queira almoçar em casa com minha mãe, e faço com muito amor!
Ela nunca se preocupou dizendo filha está frio, leva uma blusa...ou Mônica você almoçou hoje? Ou até mesmo...Como foi o seu dia? São coisas bobas, mas que para mim eram importantes...e a cobrança maior veio em mim, quando há 10 anos atrás eu perdi minha avó, pois sempre tive uma relação de mãe com a minha avó!
Tirei esse sábado para ficar o dia inteiro com minha mãe, e foi tão bom! Almoçamos juntas, fomos no shopping, ela me deu presentes, nós conversamos tanto....ela me mimou, me deu carinho, ai que delícia...parecia que não nos víamos há muito tempo, na verdade mesmo fazia 1 mês, e confesso que pra mim foi muito tempo...Carinho de mãe não tem igual, temos que estar sempre presente!!!
Quando fui na sua casa, vi um sabonete no formato de flor, decorado, dentro de uma sacola...disse a ela: Que bonito mãe! ...E ela me contou a história do sabonete, dizendo que num dia desses, uma aluna (já adolescente) da escola em que ela trabalha, foi dispensada mais cedo, e a perua só passava ás 18:30hs, a menina como queria ir pra casa mais cedo, e restavam ainda umas 3 horas, ela não tinha dinheiro pra condução, pediu pra minha mãe  R$ 3,00 para pegar ônibus, e minha mãe deu esse dinheiro para a menina...e eu disse:  E aí mãe, o que tem a ver o sabonete?
Ela falou toda emocionada...no dia seguinte a menina me procurou por toda a escola, e disse: Tia, a minha mãe pediu para lhe agradecer, pela sua confiança em me emprestar o dinheiro e pelo seu gesto de carinho. Então ela me devolveu o dinheiro e me deu esse sabonete de presente! Nossa...a comoção dela, fez com que eu me emocionasse e eu disse apenas  isso: - É mãe, eu sei...você é muito boa...e me contive com as lágrimas!
...A minha mãe tem um coração enorme. Do jeito dela, quer ajudar todas as pessoas que passam pela sua vida...Com seu jeitinho,  com sua força, e sua simplicidade!
Comunicativa, conhece todos do bairro onde mora...se eu for andar na rua com ela, tenho que ir sem pressa...a cada 100 mts ela pára para falar com alguém...ou um fulano lá do outro lado da rua acena e a chama, a parte melhor, ela não perde a oportunidade de me apresentar com orgulho: Essa é a minha filha! E eu sempre com aquele sorriso amareloooo, pensando ai mãe pelo amooor...rs.
Não quero mais ver nela as frustrações da vida que ela teve quando se casou com meu pai, até mesmo com o outro relacionamento que teve e também não deu certo, olho para minha mãe hoje e vejo tudo o que ela construiu, todo amor que dedicou pelo seus pais, todo o amor que ela dedica hoje para os seus 04 irmãos(Décio, Darci, Daniel e Durval, e a mim!
Mas, essa é a mãe que eu tenho, e, ela é sem sombra de dúvidas o maior exemplo de mãe que posso ter. Com a sua força e os seus sofrimentos, é a minha mãe que merece a minha homenagem hoje.
Mesmo diante de todos os problemas, as diferenças e as dificuldades que passamos uma com a outra, eu a amo e a admiro muito!
Hoje, depois de tantos anos, consigo enxergar tudo de forma diferente.
Entendo que minha mãe, não soube lidar com muitas das situações que vivemos, tudo que fez foi por amor. Ela tinha suas limitações, como eu tinha as minhas. Ela fez o seu melhor ...Hoje não julgo a minha mãe! Vejo ela um ser humano como eu. Cheio de falhas. Aceito minha mãe como ela é!
Não quero mudá-la! Entendo que o caminho da vida é tortuoso e que o mais importante e precioso que temos são as pessoas que amamos.
Deixarei meu bloqueio de lado...abraçarei quantas vezes for necessária a minha mãe, não terei bloqueio para dizer que a amo.
Mãe é a mais verdadeira amiga, daquelas que o tempo não traz de volta e nem a vida recompensa com outra....
Por isso quero nesse blog, que está sendo lido por muita gente... declarar do fundo do meu coração, meu amor por ti! Que bom que ainda estamos juntas aqui na terra para poder desfrutar momentos, para aprendermos juntas as lições que a vida ainda vai nos ensinar, vamos viver lado-a-lado o resto de nossas vidas, vamos celebrar sempre esse amor incondicional que nos une.
Ainda temos muito o que viver e aprender uma com a outra! 
Que Deus a abençoe, a proteja e a guarde por muitos e muitos anos!
Obrigado Mãe pela batalha, pela corrida, pela exaustão, pelo seu desempenho e pela sua conduta digna de aplausos.
Você...Mãe e Pai e, sobretudo amiga, a minha melhor maior amiga...conte sempre comigo mãe, estarei eternamente ao seu lado!


TE AMO!
Sua filha Mônica.

4 comentários:

Nossa Mô, que lindo essa mensagem (e verdade) sobre sua mãe, me emocionou....!!!!
Parabéns.!

O nosso problema é achar querer que as pessoas superem as expectativas que nós mesmos demos a elas, sem mesmo elas saber. Muito bem colocado isto.
Agarre com unhas e dentes todos os momentos que estiver ao lado dela, pois serão INESQUECÍVEIS! E quando olhar para trás, saberá que fez simplesmente TUDO o que podia por ela!

Bjão

Mo, q post MARAVILHOSO!!! Não sei se por conhecer sua mãe, fui me emocionando com cada frase.
Adorei sua homenagem!! Mãe é TUDO mesmo!!!!
Beijão amiga!!!

Oii Monica... linda a sua atitude, sua coragem de furar esse bloqueio em relação a sua mãe!!
Entendo perfeitamente o que você descreveu, me identifiquei demais com tudo, porém após ter lido seu post, de hoje em diante tentarei ter "outras atitudes" em relação a minha mãe que tanto amo e que tenho ao meu lado com tanta saúde, mas me faltou sabedoria para entender que pessoas são diferentes!!
Minha mãe me aceita como sou, faltava eu aceitar ela como ela é!! E é o que tentarei fazer, esse final de semana será reservado para ela, vou convida-la para ir ao shopping ;-)
Obrigada por ter feito um post tão lindo, com tanta sinceridade... Você me ajudou a refletir melhor como tenho me relacionado com minha mãe nesses 28 anos!!

Um Beijo

Pati (ex-Reves)

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More